9 de março de 2014

Brasil x Livros

É incrível como sempre esperamos finais felizes de livros em nossas vidas.
Esses dia seu estava refletindo sobre os acontecimentos dos últimos dez anos no Brasil, nossa situação econômica, social e cultural. Comecei a comparar nossos políticos, no caso o governo em geral, com os livros que estão em "alta" hoje em dia, como os famosos Harry Potter e Jogos Vorazes. Durante essa reflexão, percebi uma coisa:  A imagem do governo sempre foi vista com uma opinião unânime, sendo ela capitalista, comunista etc. Qual seria essa imagem, eu vos pergunto.
 Antes de dizermos o que é, vamos seguir nosso raciocínio com uma comparação simples do governo brasileiro com uma das sagas mais lidas da nossa década, e da década passada: Harry Potter. O Ministro da Magia nos primeiros cinco livros é Cornélio Fudge, que acreditava em seu poder e conhecimento eramos unicos que contavam. Ele não queria ver o que estava acontecendo no momento, que o Lorde das trevas havia voltado, e encarava a morte de Cedrico Diggori como acidental, além de manipular a cabeça dos bruxos pelo jornal "O Profeta diário" para fazer eles acreditarem nele.
Isso é exatamente o que acontece com esse governo da nossa presidente Dilma: Não quer ver ( No caso, não querer ver ) o que esta acontecendo no país, e fazer as pessoas acreditarem em sua visão: Que o país é desenvolvido, e que não há uma grande desigualdade social e uma qualidade de vida quase precária para alguns.
 Então, já entenderam a opinião unânime? Sim, é a corrupção de nossos governos. Pode ser aqui, no livro Jogos Vorazes, no livro Harry Potter, todos tratam a política como corrupta.
 O mais incrível são os modos, as ações que eles tomaram para mudar isso. Em forma geral, sem entrar em detalhes, eles se mobilizaram, causaram uma revolução. Manifestaram sua ingratidão com o governo lutando. Esse seria o nosso "final feliz", conseguir mobilizar todos os brasileiros trabalhadores, estudantes, para mudar nosso governo. Não seria um sonho?
Basta apenas força de vontade e solidariedade com os outros habitantes desse país, cada um cooperando com o outro, sem ordem social, ou preconceito.
🌆

Um comentário:

  1. Muito interessante seu texto, Sarinha. Espero que realmente consigamos atingir o final feliz da história do nosso país. É legal relacionar esse caso todo que está acontecendo com os livros, faz muito sentido :)

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir